A Camil Alimentos acaba de entrar para a rede do AgTech Garage. Ao se integrar à comunidade do hub, a multinacional de origem brasileira, que é uma das maiores empresas de alimentos da América Latina, faz seu primeiro movimento de incursão no ecossistema de inovação aberta.
Nos últimos doze meses, encerrados em agosto de 2021, a Camil teve receita bruta de R$ 9,5 bilhões, crescimento de 26% frente ao mesmo período do ano anterior, comercializando produtos de marcas reconhecidas nas categorias arroz, feijão, outros grãos, açúcar, massas, café e pescados enlatados. A empresa tem 60 anos de história e ocupa posições de liderança no Brasil, Uruguai, Chile, Peru e Equador.
O foco da parceria da Camil com o AgTech Garage, principal hub especializado no agronegócio na América Latina, é apoiar e fortalecer sua cadeia de suprimentos de matéria-prima. “Queremos tornar nossas práticas de sustentabilidade cada vez mais visíveis aos nossos consumidores e a inovação aberta é um dos caminhos que escolhemos trilhar para atingir esse objetivo”, afirma André Ziglia, Diretor de Suprimentos e Comércio Exterior, da Camil Alimentos.
Foco em rastreabilidade
Segundo Ziglia, a empresa chega ao hub com especial interesse em soluções ligadas à rastreabilidade capazes de gerar valor tanto para seus parceiros produtores quanto para os consumidores finais.
Como parceira do hub, a Camil estará na fronteira da inovação e pronta para se conectar e colaborar com a comunidade do hub, composta por mais de 60 grandes empresas, universidades, empreendedores e 900 startups, atuantes em diversas áreas, como rastreabilidade e qualidade de produtos, processamento de bebidas e alimentos, agricultura de precisão etc.
A partir da entrada no hub, a empresa planeja realizar chamadas que auxiliem na busca de soluções para seus desafios e irá participar das iniciativas de integração e fortalecimento da cultura de inovação aberta promovidas pelo AgTech Garage.
“A entrada da Camil Alimentos para nossa rede de parceiros é um grande sinalizador de que estamos no caminho certo em nosso posicionamento no Ag&FoodTech. Alinhada ao nosso propósito de ‘alimentar os empreendedores que alimentarão o mundo’, tenho certeza que essa parceria tem muito a somar com a nossa rede de parceiros e startups. É uma satisfação ser o hub de escolha da Camil para impulsionar suas iniciativas de inovação no agronegócio”, comenta José Tomé, CEO e co-fundador do AgTech Garage.
Empreendedorismo como valor
Com o empreendedorismo integrando seus valores, a empresa sempre estimulou o engajamento dos funcionários na melhoria de processos internos.
Ao longo da cadeia produtiva, a Camil já conta com projetos de gestão da eficiência das fábricas de grãos através da implementação do OEE (overall equipment effectiveness), um indicador global para avaliação da eficiência dos processos produtivos. Tem também um projeto de reorganização da malha logística baseada na aplicação de inteligência artificial.
Novidades
Camil marca presença na feira SuperMinas!
Na última semana, a Camil Alimentos participou, pela 1ª vez, da Superminas, em Belo Horizonte (MG). Esta é a 2ª maior feira e congres...
Nova Campanha Camil: Arroz e Feijão Camil é a Base do Brasil
No dia 24/07, lançamos a nossa nova campanha “Arroz e Feijão Camil é a Base do Brasil”, por meio de um filme que celebra a dupla de a...
Nova Campanha União: Sabor Que Transforma
Apresentamos nosso novo posicionamento, que visa ampliar a área de atuação e estar presente em novas categorias, caso do Café União, re...